terça-feira, 14 de outubro de 2014

Especial Eleições 2014 - Como ficará a composição do Congresso Nacional em 2015

Câmara dos Deputados renovada em 46,78%
De acordo com o resultado das eleições de 2014 para a Câmara dos Deputados, pode-se concluir que:
1) a renovação foi de 46,78%, sendo 273 reeleitos e 240 novos;
2) aumentou o número de partidos com representação na casa, passando de 22 para 28;
3) aumentou o número de mulheres na Casa, que passou de 47 para 51;
4) PT, PMDB e PSDB continuam, respectivamente, como a primeira, segunda e terceira bancadas;
5) dos três grandes partidos a partir de 2015, com mais de 50 deputados, apenas o PSDB cresceu;
6) dos sete partidos médios a partir de 2015, com entre 20 e 49 deputados (PSD, PP, PSB, PR, PTB, DEM e PRB), somente o PSB, o PTB, o PRB e o PR cresceram;
7) dos seis pequenos a partir de 2015, com entre 10 e 19 deputados (PDT, SD, Pros, PSC, PCdoB e PPS) apenas o PPS e o PDT;
8) dos três partidos muito pequenos a partir de 2015, com entre 5 e 9 deputados (PV, PSol e PHS) apenas o PV diminuiu;
9) dos nove partidos chamados nanicos a partir de 2015, com entre 1 e 4 deputados (PRP, PTN, PMN, PEN, PSDC, PTC, PRTB, PSL e PTdoB) apenas o PEN, e o PRP cresceram;
10) seis partidos que não tinham representação na Câmara (PHS, PTN, PTC, PSDC, PRTB e PSL) passaram a ter; e
11) deputados que atingiram quociente eleitoral passou de 36, em 2010, para 35, em 2014.
Veja a nova composição partidária da Câmara em números:
layout logo 01
Senado renova 1/3; PMDB lidera Casa com 19 assentos
A eleição de domingo (05/10) renovou 1/3 dos senadores, isto quer dizer que os brasileiros elegeram 27 senadores para um mandato que começa em 2015 e se encerra em 2022, já que o mandato no Senado é de oito anos.
O partido mais exitoso foi o PMDB, com a eleição de cinco senadores. O segundo foi o PSDB, com quatro, empatado com o PDT. PSB e DEM conseguiram eleger três senadores cada um; PT, PTB e PSD conquistaram duas cadeiras cada. PR e PP uma cadeira cada.
Dessa forma, já contando os senadores eleitos governadores no primeiro turno – Pedro Taques (PDT-MT) e Wellington Dias (PT-PI) – a nova composição da Casa, a partir de 2015, continuará tendo o PMDB como maior partido, com 19 senadores.
A segunda maior legenda será o PT, com 13 cadeiras, seguido do PSDB com 10, PSB com sete, PDT com seis senadores, PP e DEM com cinco, PR, PSD e PTB terão três cada; PCdoB, PRB, PPS, Pros, PSC, PSol e SD terão um senador cada.
Veja a bancada atual, com a evolução
layout logo 01
(*) O primeiro suplente José Antônio Medeiros assume o mandato no lugar do senador Pedro Taques (PDT-MT),
eleito governador do estado do Mato Grosso.
Veja a bancada atual, com a evolução:
layout logo 01
layout logo 01
Eleitos e reeleitos à Câmara que atingiram quociente eleitoral
O número de deputados que alcançaram o quociente eleitoral em 2014, 35, foi pouco menor que em 2010, quando 36 foram eleitos ou reeleitos com seus próprios votos. O quociente eleitoral é calculado dividindo-se o número de votos válidos pelo número de vagas a que tem direito a Unidade da Federação.
Os 35 deputados e deputadas eleitos ou reeleitos com seus próprios votos, sem necessidade de somar os votos dados à legenda ou de outros candidatos de seu partido ou coligação, pertencem a estados e partidos diversos.
No plano estadual, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro elegeram cinco cada. Em Pernambuco, quatro deputados lograram êxito com seus próprios votos. Paraíba conta com três que atingiram a votação. No Ceará, Goiás e Santa Catarina dois alcançaram essa votação. No Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Sergipe e Roraima apenas um atingiu o quociente eleitoral.
Nos demais estados, ninguém atingiu quociente: AC, AL, AP, DF, ES, MA, MT, PI, RN, RO, RS e TO. Já a distribuição por partido é a seguinte: PSDB, seis; PT, PMDB e PP com quatro; DEM, três; PR, PSB e PSD somaram dois; além de PRB, PSC, PSol, PTB, PTN e SD, com apenas um deputado atingindo o quociente em cada partido.
Veja relação com o nome do parlamentar, o partido, o estado, a situação, se reeleito ou novo, os votos obtidos e o quociente eleitoral de cada um dos deputados e deputadas que se elegeram com seus próprios votos.
layout logo 01
Veja o quociente eleitoral por Unidade Federativa:
layout logo 01
Fonte: DIAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário