No último dia 21 de outubro, o Porto de Natal completou 83 anos. A Codern comemora o aumento de 31,19% em sua movimentação de carga, em relação ao mesmo período do ano passado. Atualmente, o Porto de Natal conta com o TMP - Terminal Marítimo de Passageiros, investimento que consumiu grandes recursos do governo federal, mas que ainda está sendo pouco utilizado.
Foto: Divulgação/Codern
Histórico
O projeto inicial do Porto de Natal foi aprovado em 14 de dezembro de 1922, através de decreto. No entanto, só dez anos depois, em 1932, o decreto de número 21.995, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, à frente do Governo Provisório, criou o Porto de Natal. No dia 21 de outubro do mesmo ano o decreto foi publicado no Diário Oficial da União.
A construção do Porto de Natal foi gerenciada pelo engenheiro Hildebrando de Góis que na época chefiava a extinta Inspetoria Fiscal dos Portos, Rios e Canais com sede no Rio de Janeiro. O engenheiro Décio Fonseca foi o primeiro administrador do Porto de Natal.
Atualmente, o Porto tem na exportação de frutas seu grande destaque. Cerca de 30% de toda movimentação do terminal, é com frutas. Os números mostram o know how que o Porto de Natal adquiriu no manuseio para embarque deste produto. O trabalho realizado pelos trabalhadores portuários já recebeu elogios dos operadores portuários e armadores.
Fonte: Porto Gente
Nenhum comentário:
Postar um comentário