PCCS DA CODERN: SERÁ UMA NOVELA SEM FIM ?
Já faz pelo menos uns seis anos que os portuários do RN estão lutando pela implantação de um novo PCCS (Plano de Cargos Carreiras e Salários) e até o presente momento nenhuma definição ou previsão exata de implantação. Segundo as últimas informações obtidas pelo Sindicato, o PCCS continua sendo analisado (ou está sendo travado) pelos técnicos do DEST (Ministério do Planejamento), desde fevereiro/2015, fazendo praticamente 01 ano, só nesse DEST. Agora (teoricamente) estaria em fase final de análise pelos técnicos do Governo. Fase final que já vem desde setembro/2015 e não termina. Até quando o DEST vai travar e segurar o PCCS dos empregados da CODERN ? Durante o ano passado, o Sindicato fez gestões e contatos com o então Ministro da SEP, Edinho Araújo, o Senador Garibaldi Filho, o Ministro do Turismo Henrique Alves, a Senadora Fátima Bezerra, quando solicitou oficialmente a essas autoridades apoio para aprovação do PCCS, mas até agora nada.
TABELA SALARIAL DO PCCS PROPOSTO JÁ ESTÁ DEFASADA
Devido a demora na aprovação do PCCS da nossa categoria, além do descontentamento e frustração dos trabalhadores com a defasagem da "vergonhosa" tabela salarial em vigor, outro problema apareceu: a defasagem também da tabela salarial proposta para o PCCS. A tabela salarial que foi proposta para o PCCS, ano passado, vai precisar ser revista e atualizada, pois já está abaixo da média do sistema portuário das Companhias Docas brasileiras.
PISO SALARIAL DA CATEGORIA: OUTRA BANDEIRA DE LUTA DO SINDICATO
Considerando que o atual piso salarial da tabela da Codern é, vergonhosamente, menor que o salário mínimo vigente (e por isso é feita a complementação para pagar o salário mínimo, pois ninguém pode ganhar menos que o mínimo) e tendo em vista a insatisfação e a cobrança da categoria, especialmente neste caso, dos trabalhadores do nível fundamental, o Sindicato com a categoria, irá enfrentar uma nova batalha que é a implantação de um "Piso Salarial" para os portuários do RN. Atualmente, por exemplo, os companheiros do nível fundamental, não são agraciados com as promoções bienais (por tempo de serviço), pois o que ocorre, na prática, é apenas a diminuição da complementação do salário mínimo, o que é um absurdo que o Sindicato em conjunto com a classe portuária vai lutar para corrigir.
A CODERN E O RECORDE DE PRODUÇÃO EM 2015: PORTUÁRIOS(AS) AINDA NÃO FORAM RECOMPENSADOS(AS)
A CODERN divulgou na imprensa, com muita satisfação, o aumento do faturamento da Companhia, graças a quebra de recordes de produtividade nos Portos de Natal e de Areia Branca, respectivamente, referente ao ano de 2015, inclusive com perspectivas de quebrar novamente o recorde em 2016. Uma boa notícia. No entanto, esses recordes foram quebrados graças a força do trabalhos dos/as portuários/as de Natal e Areia Branca. Pois bem, está na hora de dividir com os/as trabalhadores/as portuários/as, esses ganhos de produtividade, através da implantação do PCCS; Piso Salarial e Adicional de Produtividade. Está mais do que na hora da CODERN fazer o reconhecimento financeiro para nossa categoria, pois a atividade portuária no Rio Grande do Norte, não está em crise. O Sindicato e a categoria irão continuar cobrando a participação financeira desses resultados positivos no aumento da produção da Companhia.
Fonte: SINPORN
Nenhum comentário:
Postar um comentário