sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Reunião no DEST com participação do presidente do SINPORN deverá destravar negociações sobre ACT dos portuários da CODERN


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários do Estado do Rio Grande do Norte (Sinporn), Silvano Barbosa, e o presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Eduardo Guterra, se reuniram com o diretor do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) do Ministério do Planejamento, Murilo Barella, nesta quarta-feira (11), para tratar sobre acordo coletivo 2012/2013 dos trabalhadores portuários vinculados a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern).
Conflitos em relação à promoção por antiguidade impede o fechamento do acordo coletivo entre a Codern e seus empregados. Seguindo a orientação do DEST, a empresa quer retirar do ACT a clausula que determina que a companhia realize promoções dos seus funcionários por antiguidade a cada dois anos.
Para o presidente do Sinporn, Silvano Bezerra, é preciso manter essa previsão no acordo coletivo até que seja implantado o plano de carreira, empregos e salários. De acordo com o Silvano, na reunião desta quarta o diretor do DEST concordou com a reivindicação da categoria.
Com o consenso, uma nova redação será dada ao item. Silvano acredita que em breve as negociações sobre o ACT serão concluídas.
Reajuste salarial
Em novembro deste ano, a empresa já havia concedido reajuste salarial de 6,5% de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também foram reajustados o tíquete alimentação e o auxílio educação.
Por Adriana de Araújo, assessora de comunicação da FNP

Nenhum comentário:

Postar um comentário