quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Relator rejeita projeto que estende aos trabalhadores portuários avulsos adicional de risco

Relator rejeita projeto que estende aos avulsos adicional de risco portuário






Em discussão na Comissão de Trabalho da Câmara, o PL 2.868/11, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que altera a redação do artigo 14 da Lei 4.860, de 26 de novembro de 1965, que dispõe sobre o regime de trabalho nos portos organizados, para estender aos trabalhadores avulsos e empregados o adicional de risco portuário.
O relator do projeto, deputado Jorge Corte Real (PTB-PE) apresentou parecer pela rejeição do projeto no colegiado, que aguarda inclusão na pauta para discussão e votação da matéria.
“A extensão aos trabalhadores avulsos do adicional de 40%, sem especificar que este somente poderia ser aplicável nos casos em que tal assunto não estivesse já previsto nas respectivas convenções coletivas de trabalho, onera de maneira generalizada, obrigatória e injustificada, o custo de mão de obra da operação portuária e, por consequência, o custo das exportações brasileiras, reduzindo a competitividade nacional e a própria capacidade de criação de novos postos de emprego nas cadeias produtivas e logísticas”, argumenta o relator no parecer.
Tramitação
O projeto ainda será examinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e o plenário da Câmara, dependendo da posição da CCJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário