Foi bastante valiosa e importante a mobilização feita pela nossa Federação com a participação de representantes de vários sindicatos dos portuários do Brasil, incluindo o nosso, no dia 08 de novembro de 2012, quando ocorreu a Audiência Pública sobre o Portus (fundo de pensão dos portuários). A audiência foi coordenada pelo Senador Paulo Paim (PT-RS).
O nosso sindicato convidou, oficialmente todos os parlamentares federais do RN para participarem dessa audiência, fizemos inclusive uma visita pessoal ao gabinete de cada um deles. No entanto, apenas a deputada Fátima Bezerra compareceu e colocou o seu mandato a disposição para ajudar na defesa do Portus.
O governo federal depositou, no dia 13 do mês passado, R$ 20 milhões para o Portus, previdência complementar dos portuários. No total, serão liberados R$ 150 milhões, aprovados ainda, na gestão do presidente Lula. Segundo informação da Secretaria de Portos (SEP) o restante será pago de forma parcelada.
A decisão foi oficializada pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, durante reunião com os representantes dos trabalhadores portuários no início de dezembro passado. A informação era de que, da primeira parcela, seriam pagos 15 milhões, mas o valor foi reavaliado.
(informações complementadas pela FNP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário