A comissão criada pela CODERN, incluindo também representantes do SINPORN, incumbida de assessorar e contribuir com a empresa Pontus, (empresa responsável pela elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Salários – PCCS), entregou a diretoria da Codern, no mês de novembro/2012, pela terceira vez, uma terceira proposta do PCCS (Plano de Cargos Carreiras e Salários) da Companhia. Esta última proposta apresentada, foi fundamentada no PCCS da CDC (Companhia Docas do Ceará). Para os associados interessados em tomar conhecimento, tirar dúvidas e sugerir possíveis melhorias para esse tão esperado plano de cargos, estamos disponibilizando, o e-mail da comissão que é: pccs@codern.com.br
Como teremos acesso ao PCCS? para podermos fazer sugestoes.
ResponderExcluirPrezado Roberto: Para ter acesso ao PCCS é só enviar um e-mail para pccs@codern.com.br
ExcluirSugiro que, ao invéz de ter que pedir individualmente e-mail, que o PCCS seja disponibilizado na nossa INTRANET.
ResponderExcluirPrezado Alessandro,
ExcluirNa nossa opinião, não há problema nenhum em solicitar o PCCS ao e-mail indicado acima, da comissão: pccs@codern.com.br.
Concordo que não há nenhum problema em solicitar via e-mail. Minha sugestão foi no sentido de maior praticidade e menos retrabalho, visto que, se 100 funfionários solicitarem serão 100 e-mails sendo enviados. Já, publicar na Intranet seria equivalente a um único envio.
ExcluirMas tudo bem. Enfim, foi apenas uma sugestão. Obrigado pela resposta.
Concordo plenamente com Alessandro, porque nao disponibiliza-lo na intranet?
ResponderExcluirSenhores Sindicalistas, foi divulgado que nesse novo PCCS a diferença salarial, por nível de escolaridade, é bastante desproporcional, como exemplo dos empregados do nível fundamental só terem um acréscimo de 25%, enquanto que o nível médio administrativo terá aproximadamente 100% de aumento no salário base, sem falar que o nível superior extrapola o senso da proporcionalidade e realidade da Companhia. Assim sendo, por ser o sindicato uma entidade que atua em nome próprio na defesa de interesse alheio, dispensando qualquer favorecimento individual, o que os novos representantes da categoria estão fazendo ou irão fazer, em tempo hábil, para reduzir essa desigualdade e restabelecer isonomia e equidade perante os empregados da CODERN?
ResponderExcluirPrezado Jean,
ExcluirO PCCS foi elaborado usando-se um parâmetro e uma lógica, que foi o plano de cargos da CDC(Companhia Docas do Ceará), sendo este último, aprovado em Brasília recentemente.Inclusive, nosso plano foi analisado pelo grupo do SENAI/SC, especializado também em PCCSS, portanto, feito com base em orientação de técnicos especializados em plano de cargos tanto da SEP quanto do SENAI/SC. Respeitamos sua opinião, se tiver alguma sugestão, por favor envie para o e-mail Ppccs@codern.com.br
Senhor Sindicalista,
ExcluirA categoria portuária clama pela interferência sindical na elaboração do novo PCCS da Companhia.
Sabe-se, portanto, que, como bem dito em vossa resposta, o Sindicato não tem se mostrado ativo e interessado em realizar negociações com a CODERN, procurando diminuir as desigualdades salariais flagrantemente expostas entre os empregados.
Como é de conhecimento de todos, o sindicato deve atuar buscando promover o bem da coletividade, na defesa dos interesses dos trabalhadores.
Neste sentido, faz-se importante destacar o que dispõe a CLT. Vejamos:
Art. 513. São prerrogativas dos sindicatos :
a) representar, perante as autoridades administrativas e judiciárias os interesses gerais da respectiva categoria ou profissão liberal ou interesses individuais dos associados relativos á atividade ou profissão exercida;
E para maiores explicações, é salutar explicitar as palavras do doutrinador José Augusto Rodrigues Pinto acerca do sindicato. Observe-se:
"Uma associação constituída, em caráter permanente, por pessoas físicas ou jurídicas para estudo e defesa de seus interesses afins e prestação assistencial a todo o grupo, além de outras atividades complementares que o favoreçam". (Direito Sindical e Coletivo do Trabalho, p. 119.)
Ora, se o Sindicato deve atuar na defesa dos interesses da categoria, por que não está tentando negociar com a Companhia melhorias salariais, reduzindo as diferenças?
Porque inda que afirmem que “O PCCS foi elaborado usando-se um parâmetro e uma lógica”, amoldando-se ao do Ceará, não nos convence que devemos ficar omissos, haja vista que a própria tabela salarial da CDC mostra valores diferentes entre os níveis de escolaridade. O que nos faz notar que é clarividente, que acerca da tabela salarial, esquecendo o conteúdo em si do PCCS, ainda se pode haver negociações. E para isso dependemos de um Sindicato mais transparente e atuante. É isso que esperamos da nova Administração.
Prezado Jean,
ExcluirRespeitamos suas opiniões pessoais, mas, nesse caso, discordamos da maioria democraticamente e respeitosamente.
Os representantes do sindicato fizeram e continuam fazendo um bom trabalho no PCCS. Com relação as suas divergências e discordâncias do PCCS, reiteramos que, por favor, apresente sugestões para serem levadas para para a Comissão do PCCS.
Outra sugestão:
ResponderExcluirMantenham o blog atualizado e não deixem nenhum comentário sem resposta por mais de 24h. É irritante a sensação de que estamos participando de um canal de comunicação "abandonado".
Prezado Alessandro,
ResponderExcluirO nosso blog é uma ferramenta nova, estamos aprendendo a trabalhar com ele. Contudo, a nossa idéia é atualizar semanalmente com novas informações e responder aos questionamentos feitos pelos associados, que se identificarem e o fizerem de forma respeitosa. Se for necessário esclarecer alguma questão rapidamente sugerimos entrar em contato por telefone ou pessoal com o Presidente do Sindicato ou outros diretor.
Ok. O importante é ter sempre esse feedback.
ExcluirNovamente obrigado pela resposta.
Incrível como o fundamental foi jogado de lado, na elaboração desse PCCS, pois, tínhamos um único representante dentro da comissão, o aumento que está sendo proposto é 1/4 em relação ao ensino médio, o sindicato em nenhum momento interviu ou tentou de alguma forma mudar esse quadro...já ouvi vários amigos dizerem que não vão aderir ao plano
ResponderExcluirPrezado Roberto,
ExcluirNo nosso entendimento, o nível fundamental não foi jogado de lado. Hoje, com algumas exceções, a maioria dos salários da Codern estão bastante defasados em relação as outras Cias. docas. O que aconteceu é que a remuneração do nível fundamental(que é o salário mínimo), atualmente está muito próxima do nível médio, porque nos últimos dez anos o aumento do salário mínimo (que teve aumento real acima da inflação oficial) foi bem maior que o nosso nível médio (que teve apenas a correção da inflação).
Se você analisar outros planos de cargos, inclusive de outras docas perceberá que as diferenças salariais entre os níveis fundamental/médio/superior, são proporcionalmente semelhantes, o que não ocorre na Codern atualmente. Os representantes do sindicato na comissão do PCCS vem tentando aumentar o piso salarial do nível fundamental, mas ainda não conseguiram. Ainda estamos nessa batalha. Quanto a questão de optar ou não pelo plano, acredito que ainda é cedo para se tomar essa decisão, pois o plano ainda não foi aprovado. Espero ter esclarecido algumas questões levantadas por você.
Att.;
Silvano
UM DOS PRINCIPAIS OBJETIVOS DE UM PCCS É:
ResponderExcluirElaborar uma lista de cargos a fim de manter um equilíbrio entre salários e cargos dentro da empresa...EQUILÍBRIO INTERNO