| Centrais Sindicais, Sindicatos e Movimentos Sociais, nas ruas de Natal/RN |
![]() |
| Companheiros Georgino, Silvano e Maninho, na luta por melhorias para os trabalhadores |
SHOW DE CIDADANIA
Aproximadamente 10 mil pessoas participaram do "DIA NACIONAL DE LUTAS", em Natal/RN. Representantes dos portuários do RN também marcaram presença. Foi um show de cidadania. O movimento foi muito bem planejado, foi plural, com várias centrais sindicais (CUT, Força Sindical, CSP, CGTB, entre outras); vários sindicatos (portuários; bancários; professores; da agricultura, de diversos ramos de atividade da iniciativa privada, dos servidores públicos municipais, estaduais e federais, entre outros); movimentos da sociedade civil organizada, entre eles MST, Revolta do Busão, etc. Representantes de diversos partidos políticos (PT, PSTU, PSOL e PC do B), tinha também pessoas apartidárias, e de diversas gerações: crianças (acompanhadas com os pais), adolescentes, jovens, pessoas de meia idade e idosos. Foi realmente um movimento muito bonito e organizado. Por isso, as centrais sindicais estão de parabéns.
INSTIGANTE E QUESTIONADOR, PORÉM PACÍFICO E ORDEIRO
Diversas palavras de ordem foram cantadas, faladas, gritadas e questionadas, porém, correu tudo de forma ordeira e pacífica, sem quebrar nada do patrimônio público e privado. Abaixo os principais itens da pauta das centrais sindicais:
- Redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais, sem redução de salários;
- Contra o PL 4330, sobre Terceirização.
- Fim do fator previdenciário;
- 10% do PIB para a Educação;
- 10% do Orçamento da União para a Saúde;
- Transporte público e de qualidade;
- Valorização das Aposentadorias;
- Reforma Agrária;
- Suspensão dos Leilões de Petróleo.
- Plebiscito da reforma política
"É ASSIM QUE DEVE SER". A polícia militar monitorou do começo ao fim o movimento e não houve nenhum registro de atos de vandalismo ou quebradeira e nenhuma prisão. OS MOVIMENTOS SOCIAIS ORGANIZADOS ESTÃO DE PARABÉNS PELO BELO ESPETÁCULO POPULAR E DE CIDADANIA.

Nenhum comentário:
Postar um comentário